Evaluation of Regeneration in Disturbed Ecosystems as Indicator of Restoration in Environments With Marked Seasonality, Nova Iguaçu (rj)

Evaluation of Regeneration in Disturbed Ecosystems as Indicator of Restoration in Environments With Marked Seasonality, Nova Iguaçu (rj)

View Original

Abstract

A variação da composição florística e estrutural da regeneração natural (0,10 < altura < 3,0 m; CAP ≤ 15 cm) foi avaliada em áreas perturbadas de fragmento florestal secundário em estágio médio e pastagem, em ambiente Estacional Semidecidual de Nova Iguaçu (RJ). O levantamento florístico foi realizado durante período chuvoso (145 mm) e de estiagem (15 mm) no ano 2008, utilizando-se método fitossociológico de pontos. Os resultados evidenciaram a saída de 8 espécies (37,50% de trepadeiras e 37,50% de arbustivas decíduas) na floresta e 7 espécies (71,43% de herbáceas) na pastagem. A diversidade e o tipo de hábito das espécies regenerantes na floresta sinalizam a adaptação das espécies permanentes ao sistema ecológico com marcado período de estiagem, em que os efeitos climáticos afetam rapidamente as dinâmicas populacionais dos ecossistemas em fase de restauração.A variação da composição florística e estrutural da regeneração natural (0,10 < altura < 3,0 m; CAP ≤ 15 cm) foi avaliada em áreas perturbadas de fragmento florestal secundário em estágio médio e pastagem, em ambiente Estacional Semidecidual de Nova Iguaçu (RJ). O levantamento florístico foi realizado durante período chuvoso (145 mm) e de estiagem (15 mm) no ano 2008, utilizando-se método fitossociológico de pontos. Os resultados evidenciaram a saída de 8 espécies (37,50% de trepadeiras e 37,50% de arbustivas decíduas) na floresta e 7 espécies (71,43% de herbáceas) na pastagem. A diversidade e o tipo de hábito das espécies regenerantes na floresta sinalizam a adaptação das espécies permanentes ao sistema ecológico com marcado período de estiagem, em que os efeitos climáticos afetam rapidamente as dinâmicas populacionais dos ecossistemas em fase de restauração.A variação da composição florística e estrutural da regeneração natural (0,10 < altura < 3,0 m; CAP ≤ 15 cm) foi avaliada em áreas perturbadas de fragmento florestal secundário em estágio médio e pastagem, em ambiente Estacional Semidecidual de Nova Iguaçu (RJ). O levantamento florístico foi realizado durante período chuvoso (145 mm) e de estiagem (15 mm) no ano 2008, utilizando-se método fitossociológico de pontos. Os resultados evidenciaram a saída de 8 espécies (37,50% de trepadeiras e 37,50% de arbustivas decíduas) na floresta e 7 espécies (71,43% de herbáceas) na pastagem. A diversidade e o tipo de hábito das espécies regenerantes na floresta sinalizam a adaptação das espécies permanentes ao sistema ecológico com marcado período de estiagem, em que os efeitos climáticos afetam rapidamente as dinâmicas populacionais dos ecossistemas em fase de restauração.

English Abstract

The variation of the floristic and structural composition of the
natural regeneration (0.10

Note: This may be a translation of the abstract and not a text provided by authors.

Article Information

Title (non-english): AVALIAÇÃO DA REGENERAÇÃO EM ECOSSISTEMAS PERTURBADOS COMO INDICADOR DA RESTAURAÇÃO EM AMBIENTES COM MARCADA ESTACIONALIDADE, NOVA IGUAÇU (RJ)
Country: Brazil
Language: Portuguese
Year: 2012
Study Design: After
Authors: Roppa,C.//Valcarcel,R.//Junior,H.F.B.
Journal: Floresta
Volume: 42
Issue: 2
Pages: 257-268
City/state or province/country: Nova Iguaçu/Rio de Janeiro/Brazil